Primeiro passo para ser um bom leitor.

Primeiro passo para ser um bom leitor.

Para melhorar a leitura, você precisa primeiro identificar quais são suas dificuldades mais comuns: palavras desconhecidas, assuntos complicados, fontes pequenas, etc.

O próximo passo é praticar. Para ser um bom leitor, você deve transformar a leitura em um hábito contínuo e parte de sua rotina. Qualquer hora é hora para treinar, no almoço ou no trânsito.

Comece por livros fáceis e vá evoluindo gradativamente.

Procure sempre temas e autores diferentes. Isso abrirá seus horizontes e ainda te ajudará a definir o estilo literário que mais lhe agrada.

Esteja sempre com um dicionário para esclarecer dúvidas da gramática, ou se for sobre a própria história, deixe-a guardada para ver se ao longo do livro o autor pode esclarecê-la.

É importante, também, que você respeite o seu ritmo. Não adianta querer ler 700 páginas em uma semana só porque seu amigo o fez. Cada pessoa tem uma maneira particular de absorver o conteúdo, mas também não precisa se esforçar para ler devagar demais, causando desmotivação.

Ler estimula o cérebro e aumenta a carga cultural do leitor. A prática tornará a leitura mais agradável e, quando menos esperar, os livros serão seus companheiros inseparáveis.

 

Podemos definir a leitura como uma atividade de percepção e interpretação dos sinais gráficos que se sucedem de forma ordenada, guardando entre si relações de sentido. Ler, assim, não é apenas decifrar palavras, mas perceber sua associação lógica, o encadeamento dos pensamentos, as relações entre eles e, o que é mais importante, assimilar as idéias e as intenções do autor, relacionar o que foi apreendido com os conhecimentos anteriores sobre o assunto, tomando posições com espírito crítico, e utilizar os conteúdos ideativos adquiridos em novas situações.


Esse comportamento vale para qualquer tipo de texto. Diante de uma receita de bolo ou de um manual de instruções qualquer, vamos descobrir cada uma das indicações que nos são dadas, entender como agir, em que ordem realizar as operações e, depois, colocar em prática uma a uma, de modo a chegar ao resultado final com sucesso. Se não compreendemos o que está escrito, não conseguimos fazer o doce nem botar a funcionar um aparelho. O mesmo vai acontecer com um texto informativo ou ficcional. Se não entendermos seu conteúdo e o percebemos apenas como uma sucessão de frases ou palavras soltas, não chegaremos às idéias.


Assim, não vamos alargar nossos conhecimentos sobre determinados assuntos, nem dar asas à imaginação a partir das peripécias dos personagens e dos sentimentos suscitados por narrativas e poemas.
A leitura não é um comportamento natural do ser humano, como comer ou dormir; ela é cultural e precisa ser adquirida.